CIPLAM gera economia de 20% aos Municípios.

Publicado em 05/04/2021, Por Assessoria de Comunicação

Acadêmicos apresentam estudo de caso frente a AMPLA

No dia 5 de abril, a professora Mestre Leoni Menta Zamin, juntamente da ex-aluna, Daiana De Col e a acadêmica Camila Titton, realizaram a apresentação de uma pesquisa sobre Compras Compartilhadas Consórcio CIPLAM. Em 2019, a aluna Daiana Decol, realizou a pesquisa do seu Trabalho de Conclusão de Curso em cima desse tema, analisando as compras de medicamentos compartilhadas no consórcio CIPLAM. Em 2021, os acadêmicos da disciplina de Orçamento Público do curso de Ciências Contábeis, fizeram uma atualização dos dados citados na pesquisa de Daiana, sob a orientação da professora Leoni, avaliando a compra de medicamentos e pneus. A partir das duas partes da pesquisa, pode-se comprovar que, quando os municípios se unem para realizar os processos de compra – que é totalmente legal – se consegue apresentar uma média de economia de 20% nos processos de compra compartilhadas.

A proposta foi apresentada aos prefeitos dos municípios que fazem parte da AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto. O estudo de caso foi realizado no município de São Domingos do Sul, mas tem relevância e eficácia em todos os municípios. Para a professora Leoni, pesquisas como essa, contribuem para o aprendizado do acadêmico e com o setor público “a pesquisa apresenta dados embasados em processos científicos, ela é importante para que haja uma aproximação do aluno com o setor público, além de incorporar a teoria com a prática”, finaliza. Os chamados Consórcios Públicos Intermunicipais passaram a se constituir a partir dos anos 90 como um importante instrumento de política pública para o desenvolvimento econômico e melhorias no sistema de saúde, saneamento, meio ambiente, entre outros.